quarta-feira, 18 de março de 2015

"Faltam 2 dias!" - Frase que povoa o facebook nos últimos tempos. Sexta sairá uma grande fornada de adolescentes rumo a cidades espanholas.
Faz agora um ano que fui eu. Não um ano em termos de dias, mas em termos de altura. No ano passado pertenci a essa larga vaga de adolescentes que ruma a Espanha.

Sempre que chega esta altura que as noticias são povoadas de palavras como excessos, álcool, drogas, sexo.
Eu estive lá. Eu pude ver tudo isso. Eu fui de viagem de finalistas e continuei sem beber alcool (como fazia em Portugal!). Eu fui de viagem de finalistas e não cometi excessos. Eu fui de viagem de finalistas e diverti-me tanto ou mais que as pessoas que fumaram um belo charro e beberam até cair. Eu fui de viagem de finalistas e voltaria a ir. Voltaria a fazer o mesmo. Voltaria a ser fiel a mim mesma e não beber álcool. A não fumar. A não me envolver com todos os rapazes que me passassem à frente.

Sei que é uma coisa difícil de acreditar: não beber álcool e divertir-me a valer. Mas eu fi-lo. E continuo a fazer, agora já na universidade.

Já sei quais vão ser as noticias nas próximas semanas: adolescentesexcessosálcooldrogassexo. Tudo isto é verdade. Tudo isto acontece. Mas nem todos os que vão o fazem. Eu posso dizer que é verdade porque eu estive lá. Conheci montes de pessoas novas. Foi uma das melhores semanas de sempre porque aprendi muito: aprendi a saber lidar com as diferenças entre pessoas, aprendi que os adolescentes não estão perdidos, que se preocupam uns com os outros apesar de não se conhecerem, aprendi a simplificar, aprendi que faço bem em procurar o lado positivo e essencialmente aprendi muito sobre mim.

Cheguei a conclusões sobre mim que nunca imaginei chegar: descobri que complicava demasiado as coisas e que odeio desarrumação (sem ser a minha). Descobri que iria sobreviver estivesse a estudar a 100 metros de casa ou a mais de 100 km. Descobri que não há nada mais importante que a família e amigos. Descobri que tenho de ser fiel a mim própria. Sempre. Para sempre.

Posso dizer com orgulho que fui da família Rebel Village 2014!

Rebel one week, rebel for life! foi o lema que ficou. E ser rebelde não é beber até cair. Ser rebelde não é fazer a maior merda porcaria de sempre. Ser rebelde é estar mal e mesmo assim preocuparmo-nos com os outros. É sairmos da nossa pequena bolha e dar massa, açúcar, café aos vizinhos que são da outra ponta do país e que possivelmente nunca mais verei.

Posso dizer com orgulho, outra vez, que fui da família Rebel Village 2014!

Vão voltar as noticias sobre adolescentesexcessosálcooldrogassexo. E eu vou poder dizer que estive lá e já vi aquilo tudo. Posso dizer que é uma experiência para a vida...


Beijinhos,
Patrícia*

1 comentário: