domingo, 13 de setembro de 2015

Universidade | 1º ano

Amanhã começa um novo ano. O meu segundo ano num curso que se revelou mais do que esperava.
Entrei na minha primeira opção, em Aveiro, a mais de 200km de casa. Não conhecia ninguém. Sou uma pessoa que quando não conhece os outros sou envergonhada, meio tímida. Quando conheço venha a loucura!
A primeira semana e meia foi o pior tempo da minha vida. Longe de casa, tinha de cozinhar, adaptar-me e tudo isso... A praxe (que falarei noutro post) fez com que conhecesse o pessoal e isso influenciou muito a adaptação. As raparigas da casa onde fiquei foram as melhores pessoas pois tentaram integrar-me ao máximo não só em casa como na universidade como na cidade. Na primeira quinta-feira levaram-me logo a jantar com os antigos vizinhos. Levaram-me à serenata. Levaram-me às compras. Obrigaram-me a sair de casa em vez de me deixarem deprimir por não ter amigos.

Ao fim de 1 semana e meia ou 2 semanas comecei a estabelecer relações com o meu curso. E isto passou a ser a minha realidade:

Tudo começou a depender do computador: falar com os colegas (no norte todos são de uma operadora diferente da minha), para trabalhar nas aulas, para estudar.
O primeiro semestre serviu para integração e para perceber que o curso era melhor do que esperava.
Porém não consegui fazer uma cadeira em avaliação continua: o cadeirão. Comecei a questionar o que estava a fazer no curso, se era mesmo aquilo que queria. Eu gosto é de psicologia.
Nesta altura já tinha uma grande rede de suporte em Aveiro e não tinha só os meus pais a dizerem que estava a ser parva com esta ideia.
Fiz a cadeira em exame (com a nota mínima, mas está feita!) e fiz todo o 2º semestre à primeira.
A minha média não é perfeita mas é aceitável (13,9 yey!).

Agora resta-me esperar que o 2º ano seja tão bom ou melhor que o 1º.
Vamos lá! Custa é pensar que só me faltam 2 anos ...

3 comentários:

  1. Tiveste mesmo sorte com as companhias, ainda bem que elas te chatearam tanto e te fizeram sair de casa.

    ResponderEliminar
  2. Eu por acaso inicialmente entrei numa uni longe de casa. Na altura que era não conseguia ir, então entrei numa privada, por mês gasto tanto quanto gastaria se estivesse lá longe...
    E tenho então a sorte de vir todos os dias a casa, mas mesmo se ficasse lá no porto, acho que seria o melhor até agora na mesma!

    ResponderEliminar
  3. Boa sorte para o segundo ano! Estás em que curso?

    ResponderEliminar